Calígula-Alberto Camus



O conceituado encenador mineiro Gabriel Villela finalizou o que ele chama de "trilogia sobre o nada" --da qual também fazem parte "Esperando Godot", de Samuel Beckett, e "Leonce e Lena", de Karl Georg Büchner e a peça "Calígula", de Albert Camus (1913-1960), protagonizada pelo actor Thiago Lacerda, que continua a sua digressao pelo Brasil
"Quando o vi fazendo Saramago, a peça ´O Evangelho Segundo Jesus Cristo`, com o Ulysses Cruz, disse: ´você tem que sair desse Jesus e fazer logo um Calígula`. Ele é um grande actor", diz Villela. De acordo com o director, "Calígula" é uma peça de idéias, incorporada na tragédia grega e shakespeariana.
"Toda a libido dos tiranos está em palavras e idéias, e não tem cenas de sexo explícito ou bacanal", avisa. A encenação exuberante e colorida, marca de seu teatro, também está mais contida. "É o espetáculo mais cinza que já fiz na minha vida. Acho que é o único; não sei se quero fazer de novo", diz Villela que já por duas vezes trabalhou em Portugal com dois trabalhos extraordinarios os "Saltimbancos" de Chico Buarque e "Quarteto" de Heinner Muller ambos na Seiva-Trupe.

Mensagens populares deste blogue

25 de abril - foi bonita a festa pá.

Augusto Boal 1931/2009