Falácia | Carl Djerassi


Carl Djerassi , famoso químico e escritor norte-americano, assina o texto. Manuel João Monte, Professor Associado da Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP), fez a respectiva tradução para português*. A companhia Seiva Trupe dá-lhe corpo. É desta combinação que resulta “Falácia”, título da peça que, no próximo dia 28 de Outubro, vai ser levada à cena do Teatro do Campo Alegre,com direcção de Julio Cardoso.

Inserida nas comemorações do Centenário da U.Porto e no programa preparado pelo Departamento de Química da Faculdade de Ciências da U.Porto para assinalar o Ano Internacional da Química (2011), “Falácia” aborda temas transversais abrangendo a Arte, a Ciência (em particular a química) e a Ética. Temas que, para lá do palco, serão reflectidos num conjunto de debates paralelos, co-organizados por Manuel João Monte e Zulmira Coelho Santos, Professora Associada da Faculdade de Letras da U.Porto (FLUP).

Natural de Viena, mas naturalizado norte-americano, Carl Djerassi (1923 - ) é um químico conhecido pela sua contribuição no desenvolvimento da pílula anticoncepcional, nos anos 50. Professor Emérito na Universidade de Stanford (Califórnia). Enquanto romancista e dramaturgo, assinou várias obras de science-in-fiction, nas quais explora então a relação entre a Ciências moderna e a Ética. Mais informações sobre o autor em http://www.djerassi.com/.

Mensagens populares deste blogue

25 de abril - foi bonita a festa pá.

Augusto Boal 1931/2009