A noite de Ravensbruck



“A Noite de Ravensbruck” é um texto inédito de José Viale Moutinho, a que ele chamou Estudo Dramático. Neste texto aborda-se um assunto praticamente inexistente na literatura dramática portuguesa - o Holocausto e a segunda Guerra Mundial - avivando-nos a memória e recordando-nos que os milhões de seres humanos mortos, vítimas da carnificina nazi e dos seus cúmplices não pertencem apenas a um só povo, a uma só religião, a um só país. Os desaparecidos são património de toda a humanidade.
As três personagens, mulheres, coreutas, fantasmas, anjos, cujos corpos, vozes e acções lembram-nos a ignomínia a que foram sujeitos milhões de seres humanos nos campos de morte que os nazis aperfeiçoaram, questionam a nossa memória e colocam-nos perguntas incómodas: como foi tudo isto possível ? como é que isto é ainda possível, hoje, século XXI, 2010 ?
Afinal todos sabemos que todo o mundo sabe o suficiente do que se passa no mundo. Nós e os espectadores também. Não é de informação que necessitamos. O que nos falta, talvez, é a coragem para compreender o que sabemos e daí tirarmos as nossas próprias conclusões !

Versão Cénica e Encenação de José Leitão
Interpretação de Eva Fernandes, Joana Carvalho, Luísa Pinto e Odete Môsso
Estudo Dramático de José Viale MoutinhoCo-produção Cine-Teatro Constantino Nery- Matosinhos/Teatro Art'Imagem
19 a 28 Novembro (de quarta a sábado às 21:30 e domingo às 16:00)

Mensagens populares deste blogue

25 de abril - foi bonita a festa pá.

Augusto Boal 1931/2009