"José e Pilar" estreia em oito cidades de Espanha

Depois de se ter tornado o documentário de um realizador português mais visto em Portugal e de atingir os 30 mil espectadores no Brasil, o filme "José e Pilar", de Miguel Gonçalves Mendes, estreia dia 28 de Janeiro, em oito cidades de Espanha, sendo o filme português com maior distribuição em Espanha até à data. Numa primeira fase o filme estreará em Madrid, Barcelona, Valencia, Valladolid, Salamanca, Lanzarote, Málaga, Granada e posteriormente noutras cidades. Produzido pela JumpCut, co-produzido pelos irmãos Almodóvar e pelo aclamado realizador da "Cidade de Deus", Fernando Meirelles, "José e Pilar" mostra a dimensão humana e ética do escritor português José Saramago no seu dia à dia partilhado com a sua esposa Pilar del Río.

Um olhar sobre a vida de um dos grandes escritores do século XX e a confirmação que, como dizia Saramago, tudo pode ser contado de outra maneira.

O filme teve a sua primeira exibição em território espanhol no Festival Internacional de Ronda, onde foi apresentado pelo juiz Baltasar Garzón. Nas suas palavras, "este filme capta o humor inteligente, acutilante e irónico que caracterizava Saramago. E da sua mulher Pilar, exemplo de complementaridade indispensável nas últimas décadas de produção do escritor."

Em Sevilha o filme foi apresentado dia 17 de Janeiro, tendo sido aplaudido por 1300 espectadores no âmbito da homenagem feita pela Andaluzia ao escritor. Em Madrid, a antestreia acontecerá dia 25 de Janeiro, com a presença do realizador Miguel Gonçalves Mendes e sua equipa, Pilar Del Rio, Pedro e Agustín Almodovar, a equipa da El Deseo, Alberto Iglésias, Emilio Aragón e Paco Ibañez.

Dia 26 o filme será ainda apresentado pelo realizador noutra cidade espanhola - Valência. Esta pequena tournée continua em Madrid para nova apresentação do filme, desta vez na Universidade D. Carlos III. No sábado dia 29, Pilar del Rio e Miguel Gonçalves Mendes apresentarão, por fim, o filme em Lanzarote, ilha escolhida por José e Pilar para viver os últimos 20 anos da sua vida.

Mensagens populares deste blogue

25 de abril - foi bonita a festa pá.

Augusto Boal 1931/2009